Buscar

COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR A REDUZIR OS CUSTOS DA MÁQUINA PÚBLICA?

O avanço exponencial da tecnologia não é mais uma novidade. Seus benefícios são inúmeros e favorecem muitos setores da sociedade, como a economia, as indústrias e o setor público, como não poderia deixar de ser.




Várias são as contribuições da tecnologia, que estão muito além da criação de soluções para novos problemas por meio da inovação. Um dos mecanismos mais valiosos da utilização da tecnologia na gestão governamental é a sua capacidade de promover a redução de custos.

Dentro deste cenário, a adaptação é fundamental. Por meio dela, é possível encontrar mecanismos para atuar com inteligência e até mesmo superar o desafio de minimizar os custos sem abrir mão da qualidade dos serviços prestados.

Na prática, equilibrar os custos é cada vez mais difícil, principalmente porque a sociedade evoluiu, e muitas ferramentas disponíveis já não conseguem mais atender com a mesma eficiência de antes. Precisamos de novos recursos, com maior capacidade e mais eficiência.


Por que a tecnologia se mostra cada dia mais indispensável?

Ler e mapear o cenário atual, entender as nuances, a complexidade do nosso contexto e interpretar um considerável volume de dados ou variáveis: estas são apenas algumas das missões de uma gestão que podemos considerar eficiente.

Nesta grande engrenagem que se movimenta cada dia mais rapidamente, a tecnologia se mostra uma aliada indispensável para promover o desenvolvimento organizacional.

Por meio da tecnologia, por exemplo, podemos agilizar processos por meio da inteligência artificial. Deste modo, investimos menos recursos em mão de obra humana e conseguimos equilibrar e direcionar os esforços da equipe para outras tarefas.

Por meio de uma análise ampla de dados, é possível que se tenha direcionamentos mais claros e objetivos que possam nortear a aplicação dos recursos públicos. Assim, é possível reduzir gastos e otimizar os investimentos, gerando mais resultados.

Outro aspecto que a tecnologia pode contribuir na redução de custos se refere à tomada de decisão. As ferramentas tecnológicas geram dados, que por sua vez, são indispensáveis para auxiliar a escolher para onde irão os recursos da empresa.

Porém, de uma forma mais ampla, existem outras aplicações da tecnologia para promover a redução de gastos da máquina pública:


  • Automação de serviços

  • Diminuição de gastos com materiais

  • Aumento da produtividade da equipe

  • Melhoria na aplicação de recursos

  • Otimização no atendimento ao público

  • É possível produzir mais com menos tempo e mão de obra.


A hora de virar a chave é agora

Se a sua gestão ainda não se beneficia de todas as vantagens que a tecnologia pode promover na redução de custos, o momento atual é muito propício para que se inicie um trabalho neste sentido.

Parcerias com empresas como a L2 Inova, por exemplo, são indispensáveis no momento em que a sua gestão esteja traçando metas e priorizando a redução de custos.

Com inovação, experiência e muita tecnologia, as soluções são desenvolvidas com foco em problemas reais, auxiliando a sua gestão em diversos âmbitos, principalmente no que se refere ao financeiro. Não espere mais para colher os bons frutos que a era digital já está proporcionando.

Léo Stefan

CEO da L2 Inova.


8 visualizações0 comentário