• Léo Stefan

Como treinar as pessoas da equipe para vender mais?

Preparamos algumas dicas simples, objetiva e prática para você colocar em ação na sua empresa e vender mais, ter mais lucro e ter mais clientes satisfeito. O marketing de relacionamento está baseado na satisfação do seu cliente e nada mais poderoso em venda do que a satisfação.



Muitas pessoas se perguntam: Como fazer para ensinar as pessoas da minha equipe a vender mais, já que eu não sou especialista em treinamentos?

Hoje eu vou te dar 3 caminhos muitos simples que você pode colocar em prática.


1 - Reconheça a cultura de atendimento da sua empresa


Cada empresa é única. Desconfie de soluções padronizadas que vemos por aí, oferecendo um passo a passo e prometendo aumentar suas vendas. É preciso entender o jeito como o atendimento da sua empresa funciona, faz os clientes felizes, desperta elogios, trazendo resultados.

Normalmente, quem abre um negócio e vai empreender tem uma cultura e vai expressar esse estilo no seu negócio como um todo. O desafio de todo empresário ou gestor é transferir essa cultura para o seu time, fazendo uma união respeitosa, em que se une o sonho, o jeito, o estilo, a cultura do empreendedor com a cultura de cada funcionário.

É realmente difícil de fazer isso, mas é aí que está o desafio de fazer um atendimento único e personalizado.

Mas como transmitir essa cultura?


2 - Escreva, descreva e faça um passo a passo do seu atendimento


Não robotize o seu atendimento, mas faça a reflexão "qual é o melhor jeito de atender, respeitando a minha cultura e o meu estilo?'’

Quando você começar a escrever esse passo a passo e descrever o que acontece ao longo do seu atendimento, você vai repensar uma série de coisas e vai fazer o seu time pensar junto com você. Mapeie quais são os passos que, às vezes, você gostaria que o time estivesse dando e nao está por falta de orientação.

Descrever o atendimento é um exercício para melhorar a sua gestão, o jeito que seu time atende e também para deixar um manual escrito para quando entrar uma pessoa nova na equipe.


3 - Pare de confiar no bom senso


Normalmente a gente confia no nosso bom senso, mas nem sempre o que é para um é para outro e vice-versa. Quando você pensa que a pessoa já deveria saber sobre alguma coisa, você não está sendo um bom líder e não está cumprindo seu papel de gestor. O seu papel não é confiar no bom senso das pessoas, mas sim transmitir a cultura, o procedimento, explicar como funciona. Não confie no óbvio.

Então, pare de confiar no bom senso e explique, verbalize, escreva, descreva o jeito exatamente como você quer que seu time atenda. E cobre eles por isso.


4 - Cobre, recompense os bons exemplos e dê feedbacks corretivos para os maus exemplos


Se a equipe já sabe o jeito certo de fazer o atendimento, quem está fazendo bem feito precisa ganhar destaque, elogio ou uma premiação, mas aquele que não está fazendo bem feito precisa ser reorientado diariamente ou semanalmente.

Essa é uma maneira simples de você treinar e transmitir cultura respeitando o seu estilo, o que é único no seu negócio.


Dessa forma, ao longo do tempo você vai perceber que o cliente, quando entrar na sua loja, vai ser atendido de uma forma padronizada, seja por você ou por um funcionário que acabou de entrar. Padronização, respeitando o estilo de cada um.


Essa foi mais uma dica Wantage. Depois que colocar em prática, conte para gente o que achou!

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